Início » Produtos » Antenas HF »Antena Parabólica

Antena Parabólica

Descrição
A antena parabólica é uma antena que utiliza um refletor parabólico (uma superfície curva com a forma de uma secção transversal de uma parábola), para direcionar ondas de rádio. A forma mais comum é semelhante a um prato e por isso também pode ser denominada de prato parabólico.

Vantagens
A principal vantagem da antena parabólica é a sua alta direcionalidade. O seu funcionamento é semelhante a um holofote ou um refletor de uma lanterna que direciona as ondas de rádio num feixe estreito ou recebe ondas de rádio de apenas uma direção específica. A antena parabólica tem um dos maiores ganhos ou seja, consegue produzir uma largura de feixe estreita.

Aplicação
1.De modo a alcançar uma largura de feixe estreita, o refletor parabólico deve ser maior do que o comprimento das ondas de rádio utilizadas. Assim, a antena parabólica é utilizada na parte de alta frequência do espetro de rádio, como UHF e frequências de microondas (SHF), em que os comprimentos de onda são suficientemente pequenos de modo a se poder utilizar refletores.
2.O prato parabólico é usado com uma antena de alto ganho para comunicações ponto a ponto, tais como ligações de retransmissão de microondas que levam sinais de telefone e de televisão entre as cidades próximas; ligações sem fios WAN/LAN para comunicações de dados; comunicações satélites e antenas de comunicação em aeronaves. Também são utilizados em rádiotelescópios.
3.Outra ampla utilização da antena parabólica é em antenas de radar, onde existe uma necessidade de transmitir ondas de rádio de feixe estreito para localização de barcos, aviões e mísseis guiados.
4.Com a chegada de recetores de televisão satélite caseiros, a antena parabólica tornou-se mais comum.

Princípio
As antenas da atualidade são melhorias derivadas do trabalho de Hertz. A antenda parabólica é unidirectional pois só transmite sinal numa direção. O prato parabólico da antena chama-se refletor. O refletor é composto por uma superfície larga que a atenda utilize para receber e transmitir sinal. A parte mais interna do prato é o vértice, onde o refletor recolhe e reforça o sinal que recolhe.

A nossa empresa conta com 28 anos de experiência de projeção, desenvolvimento, produção e venda de antenas parabólicas. A nossa gama de produtos inclui antenas GPS/ GLONASS/ COMPASS/ GSM/ CDMA/ GPRS/WIFI/ TDT, várias antenas combinadas, conectores e cabos.

  • Antena TectoA antena tecto é um tipo de antena de comunicação móvel que é utilizada para cobertura em interiores. É ideal para qualquer área interior que necessita de rede sem fios (wireless) como hóteis, centros de conferência, salões de exposições, escritórios, lojas de varejo/retalho, etc. A antena de tecto é constituída por uma carcaça, cabo e conector....